Essa frase foi retirada de uma palestra ministrada por Marcelo Cherto, presidente do Grupo Cherto.
Esta frase reflete exatamente o que acontece com muitos empreendedores que resolvem iniciar seus negócios em uma época em que tudo vai bem. A economia esta em alta, consumidores dispostos a gastar, enfim, um cenário totalmente positivo aos negócios. E eles não estão errados, viram o mercado em crescimento e aproveitaram a oportunidade. Nessas épocas as vendas não param de crescer, e não é preciso fazer muita coisa para que isso aconteça, basta ter um bom produto que agrade aos consumidores e “negócio fechado”, a venda acontece. È nesse cenário que muitos empreendedores acabam caindo na zona de conforto, pois afinal, tudo esta indo conforme planejado.
Ai vem uma crise financeira, bancos falindo, economia em baixa, consumidores cautelosos, e o resultado disso refletem diretamente nas vendas, que não param de cair, afinal os atuais clientes pararam de comprar, e para conseguir novos clientes esta difícil, pois ninguém esta comprando mais como antes.
Nessas crises (como a que estamos vivenciando) é que vem a fase difícil e que os negócios correm sérios riscos.
Caso esse seja o seu caso, esta na hora de repensar suas atitudes dentro da organização, antes que a situação se torne mais grave. Mas não se preocupe, essa crise vai ser a oportunidade para você rever seus negócios e arrumar o que esta errado na empresa e colocá-la no caminho certo.
Uma dica muito importante para mudar essa situação é pensar no que a empresa tem feito até agora. Quais estratégias de marketing foram adotadas, o que esta sendo feito para se diferenciar dos concorrentes e aumentar a carteira de clientes, qual seu posicionamento, avaliar os 4p´s (Preço, Praça, Produto e Promoção), enfim, verificar tudo que já deveria ter sido feito quando iniciou o negócio. Mas não espere mais, faça isso agora enquanto há tempo, antes que seja tarde.
E não se esqueça: crise também é oportunidade, então a aproveite.
29 de jul. de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário